Questões de Sociologia retiradas das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
TEXTO I
C = M + D − R. A equação, desenvolvida pelo economista Robert Klitgaard, descreve a corrupção. Traduzindo-a em palavras, temos que a corrupção (C) é dada pelo grau de monopólio (M) existente no serviço público, mais o poder discricionário (D) que as autoridades têm para tomar decisões, menos a responsabilização (R), que é basicamente a existência de mecanismos de controle. Outras versões da fórmula acrescentam ao R uma dimensão moral, que também funcionaria como barreira contra a cultura da corrupção.
SCHWARTSMAN, H. Fórmula da corrupção. Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2015 (adaptado).
TEXTO II
Corrupção significa transação ou troca entre quem corrompe e quem se deixa corromper. Trata-se normalmente de uma promessa de recompensa em troca de um comportamento que favoreça os interesses do corruptor. A corrupção não está ligada apenas ao grau de institucionalização, à amplitude do setor público e ao ritmo das mudanças sociais; está também relacionada com a cultura das elites e das massas. Depende da percepção que tende a variar no tempo e no espaço.
A) comprova a limitação do sistema normativo pátrio.
B) evidencia a atuação de agentes externos ao Estado.
C) elucida o padrão de idoneidade do setor empresarial.
D) minimiza a capacidade de mobilização da sociedade civil.
E) demonstra a influência dos atores vinculados ao Judiciário.
Entenda a crise na Ucrânia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).
A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de
A) espaço vital.
B) limite fronteiriço.
C) estrutura bipolar.
D) identificação cultural.
E) autonomia econômica.
Numa democracia representativa, como é o Brasil, o direito de votar para escolha dos governantes, que irão ocupar os cargos do Executivo e do Legislativo, é um dos direitos fundamentais da cidadania. Na impossibilidade de participação direta do povo nas decisões que deverão ser tomadas a respeito de questões da máxima relevância para o interesse público, a escolha de representantes para o desempenho dessas tarefas foi o caminho encontrado para que as opções reflitam a vontade do povo.
DALLARI, D. Em busca da democracia representativa. Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015.
Na perspectiva apontada no texto, a consolidação da democracia no Brasil baseia-se na representação popular por meio dos(as)
A) fóruns sociais.
B) partidos políticos.
C) conselhos federais.
D) entidades de classe.
E) organizações não governamentais.
No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.
SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.
Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade éticoreligiosa e esferas mundanas de ação. Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como
A) vinculada ao abandono da felicidade terrena.
B) contrária aos princípios econômicos liberais.
C) promovedora da dimensão política da vida cotidiana.
D) estimuladora da igualdade social como direito divino.
E) adequada ao desenvolvimento do capitalismo moderno.
A) construir o diálogo coletivo.
B) demarcar a presença do ego.
C) viabilizar a afetividade pessoal.
D) reconhecer a alteridade singular.
E) ultrapassar a experiência intersubjetiva.
Nas últimas décadas, uma acentuada feminização no mundo do trabalho vem ocorrendo. Se a participação masculina pouco cresceu no período pós-1970, a intensificação da inserção das mulheres foi o traço marcante. Entretanto, essa presença feminina se dá mais no espaço dos empregos precários, onde a exploração, em grande medida, se encontra mais acentuada.
NOGUEIRA, C. W. As trabalhadoras do telemarketing: uma nova divisão sexual do trabalho?
In ANTUNES, R, et al. Infoproletários degradação real do trabalho virtual.
São Paulo. Bomtempo, 2009.
A transformação descrita no texto tem sido insuficiente para o estabelecimento de uma condição de igualdade de oportunidade em virtude da(s)
A) estagnação de direitos adquiridos e do anacronismo da legislação vigente.
B) manutenção do status quo gerencial e dos padrões de socialização familiar.
C) desestruturação da herança patriarcal e das mudanças do perfil ocupacional.
D) disputas na composição sindical e da presença na esfera político-partidária.
E) exigências de aperfeiçoamento profissional e de habilidades na competência diretiva.
A) Oferta de contrato formal.
B) Origem étnica dos grupos de trabalhadores.
C) Conhecimento das tarefas desenvolvidas.
D) Controle opressivo das vidas dos indivíduos.
E) Investimento requerido dos empregadores.
A) expansão dos grandes estoques.
B) incremento da fabricação em massa.
C) adequação da produção à demanda.
D) aumento da mecanização do trabalho.
E) centralização das etapas de planejamento.
A) reforma higienista, que combateu o caráter excessivo e insalubre do trabalho fabril.
B) Reforma Protestante, que expressou a importância das atividades laborais no mundo secularizado.
C) força do sindicalismo, que emergiu no esteio do anarquismo reivindicando direitos trabalhistas.
D) participação das mulheres em movimentos sociais, defendendo o direito ao trabalho.
E) visão do catolicismo, que, desde a Idade Média, defendia a dignidade do trabalho e do lucro.
A) Massificação da arte erudita.
B) Rejeição de hábitos elitistas.
C) Laicização dos rituais religiosos.
D) Restauração dos costumes antigos.
E) Apropriação de práticas estrangeiras.
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