Questões de Português do ENEM

Questões de Português retiradas das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

cód. #75555

INEP - Português - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Slam do Corpo é um encontro pensado para surdos e ouvintes, existente desde 2014, em São Paulo. Uma iniciativa pioneira do grupo Corposinalizante, criado em 2008. (Antes de seguirmos, vale a explicação: o termo slam vem do inglês e significa — numa nova acepção para o verbo geralmente utilizado para dizer “bater com força" — a “poesia falada nos ritmos das palavras e da cidade"). Nos saraus, o primeiro objetivo foi o de botar os poemas em Libras na roda, colocar os surdos para circular e entender esse encontro entre a poesia e a língua de sinais, compreender o encontro dessas duas línguas. Poemas de autoria própria, três minutos, um microfone. Sem figurino, nem adereços, nem acompanhamento musical. O que vale é modular a voz e o corpo, um trabalho artesanal de tomar a palavra “visível", numa arena cujo objetivo maior é o de emocionar a plateia, tirar o público da passividade, seja pelo humor, horror, caos, doçura e outras tantas sensações.
NOVELU, G. Poesia Incorporada Revista Continente, n 186, set 2016 (adaptado)
Na prática artística mencionada no texto, o corpo assume papel de destaque ao articular diferentes linguagens com o intuito de

A) imprimir ritmo e visibilidade à expressão poética.

B) redefinir o espaço de circulação da poesia urbana.

C) estimular produções autorais de usuários de Libras.

D) traduzir expressões verbais para a língua de sinais.

E) proporcionar performances estéticas de pessoas surdas.

A B C D E

cód. #75554

INEP - Português - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

É possível afirmar que muitas expressões idiomáticas transmitidas pela cultura regional possuem autores anônimos, no entanto, algumas delas surgiram em consequência de contextos históricos bem curiosos. ‘Aquele é um cabra da peste" é um bom exemplo dessas construções. Para compreender essa expressão tão repetida no Nordeste brasileiro, faz-se necessário voltar o olhar para o século 16. “Cabra" remete à forma com que os navegadores portugueses chamavam os índios. Já “peste" estaria ligada à questão da superação e resistência, ou mesmo uma associação com o diabo. Assim, com o passar dos anos, passou-se a utilizar tal expressão para denominar qualquer indivíduo que se mostre corajoso ou mesmo insolente, já que a expressão pode ter caráter positivo ou negativo. Aliás, quem já não ficou de “nhe-nhe-nhém" por ai? O termo, que normalmente tem significado de conversa interminável, monótona ou resmungo, tem origem no tupi-guarani e "nhém" significa "falar".
Disponível em http// dahistoria.uol.com.br. Acesso em 13 dez 2017.
A leitura do texto permite ao leitor entrar em contato com

A) registros do inventário do português brasileiro.

B) justificativas da variedade linguística do país.

C) influências da fala do nordestino no uso da língua.

D) explorações do falar de um grupo social específico.

E) representações da mudança linguística do português.

A B C D E

cód. #75553

INEP - Português - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

O ouro do século 21
Cério, gadolínio, lutécio, promécio e érbio; sumário, térbio e disprósio; hólmio, túlio e itérbio. Essa lista de nomes esquisitos e pouco conhecidos pode parecer a escalação de um time de futebol, que ainda teria no banco de reservas lantânio, neodímio, praseodímio, európio, escândio e ítrio. Mas esses 17 metais chamados de terras-raras, fazem parte da vida de quase todos os humanos do planeta. Chamados por muitos de “ouro do século 21", "elementos do futuro" ou “vitaminas da indústria", eles estão nos materiais usados na fabricação de lâmpadas, telas de computadores, tablets e celulares, motores de carros elétricos, baterias e até turbinas eólicas. Apesar de tantas aplicações, o Brasil, dono da segunda maior reserva do mundo desses metais, parou de extraí-los e usá-los em 2002. Agora, volta a pensar em retomar sua exploração.
SILVEIRA. E. Disponível em: www.revistaplaneta.com.br Acesso em: 6 dez 2017 (adaptado)
As aspas sinalizam expressões metafóricas empregadas intencionalmente pelo autor do texto para

A) imprimir um tom irônico à reportagem.

B) incorporar citações de especialistas à reportagem.

C) atribuir maior valor aos metais, objeto da reportagem.

D) esclarecer termos científicos empregados na reportagem.

E) marcar a apropriação de termos de outra ciência pela reportagem.

A B C D E

cód. #75552

INEP - Português - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Na sua imaginação perturbada sentia a natureza toda agitando-se para sufocá-la. Aumentavam as sombras. No céu, nuvens colossais e túmidas rolavam para o abismo do horizonte... Na várzea, ao clarão indeciso do crepúsculo, os seres tomavam ares de monstros... As montanhas, subindo ameaçadoras da terra, perfilavam-se tenebrosas... Os caminhos, espreguiçando-se sobre os campos, animavam-se quais serpentes infinitas... As árvores soltas choravam ao vento, como carpideiras fantásticas da natureza morta... Os aflitivos pássaros noturnos gemiam agouros com pios fúnebres. Maria quis fugir, mas os membros cansados não acudiam aos ímpetos do medo e deixavam-na prostrada em uma angústia desesperada.
ARANHA. J P G Canaã. São Paulo Ática. 1997
No trecho, o narrador mobiliza recursos de linguagem que geram uma expressividade centrada na percepção da

A) relação entre a natureza opressiva e o desejo de libertação da personagem.

B) confluência entre o estado emocional da personagem e a configuração da paisagem.

C) prevalência do mundo natural em relação à fragilidade humana.

D) depreciação do sentido da vida diante da consciência da morte iminente.

E) instabilidade psicológica da personagem face à realidade hostil.

A B C D E

cód. #75551

INEP - Português - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

O suor para estar em competições nacionais e internacionais de alto nível é o mesmo para homens e mulheres, mas não raramente as remunerações são menores para elas. Se no tênis, um dos esportes mais equânimes em termos de gênero, todos os principais torneios oferecem prêmios idênticos nas disputas femininas e masculinas, no futebol a desigualdade atinge seu ápice. Neymar e Marta são dois expoentes dessa paixão nacional. Ela já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa. Ele conquistou o terceiro lugar na última votação para melhor do mundo. Mas é na conta bancária que a diferença entre os dois se sobressai.
Disponível em http://apubllca.org. Acesso em 9 ago 2017 (adaptado).
O esporte é uma manifestação cultural na qual se estabelecem relações sociais. Considerando o texto, o futebol é uma modalidade que

A) apresenta proximidades com o tênis, no que tange às relações de gênero entre homens e mulheres.

B) se caracteriza por uma identidade masculina no Brasil, conferindo maior remuneração aos jogadores.

C) traz remunerações, aos jogadores e jogadoras, proporcionais aos seus esforços no treinamento esportivo.

D) resulta em melhor eficiência para as mulheres e, consequentemente, em remuneração mais alta às jogadoras.

E) possui jogadores e jogadoras com a mesma visibilidade, apesar de haver expoentes femininas de destaque, como Marta.

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cód. #75550

INEP - Português - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Fomos falar com o tal encarregado, depois com um engenheiro, depois com um supervisor que mandou chamar um engenheiro da nossa companhia. Esses homens são da sua companhia, engenheiro, ele falou, estão pedindo a conta. A companhia está empenhada nessa ponte, gente, falou o engenheiro, vocês não podem sair assim sem mais nem menos. Tinha uma serra circular cortando uns caibros ali perto, então só dava pra falar quando a serra parava, e aquilo foi dando nos nervos. Falei que a gente tinha o direito de sair quando a gente quisesse, e pronto. Nisso encostou um sujeito de paletó mas sem gravata, o engenheiro continuou falando e a serra cortando. Quando ele parou de falar, 50 Volts aproveitou uma parada da serra e falou que a gente não era bicho pra trabalhar daquele jeito; dai o supervisor falou que, se era falta mulher, eles davam um jeito. O engenheiro falou que tinha mais de vinte companhias trabalhando na ponte, a maioria com prejuízo, porque era mais uma questão de honra, a gente tinha de acabar a ponte, a nossa companhia nunca ia esquecer nosso trabalho ali naquela ponte, um orgulho nacional.
PELLEGRINI, D. A maior ponte do mundo In: Melhores contos. São Paulo. Global. 2005.
As reivindicações dos operários, quanto às condições aviltantes de trabalho a que são submetidos, recebem algumas tentativas de neutralização dos representantes do empregador das quais a mais forte é o(a)

A) sequência de atribuição de responsabilidades e de poder decisório a terceiros.

B) solicitação em nome dos prejuízos e compromissos para entrega da obra.

C) intimidação pela discreta presença de um agente de segurança na cena.

D) promessa de imediato atendimento da carência sexual dos operários.

E) apelo pela identificação com a empresa extensiva ao amor patriótico.

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cód. #75549

INEP - Português - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Disponível em www.bhaz.com.br. Acesso em 14 jun. 2018


Essa campanha de conscientização sobre o assédio sofrido pelas mulheres nas ruas constrói-se pela combinação da linguagem verbal e não verbal. A imagem da mulher com o nariz e a boca cobertos por um lenço é a representação não verbal do(a)

A) silêncio imposto às mulheres, que não podem denunciar o assédio sofrido.

B) metáfora de que as mulheres precisam defender-se do assédio masculino.

C) constrangimento pelo qual passam as mulheres e sua tentativa de esconderem-se.

D) necessidade que as mulheres têm de passarem despercebidas para evitar o assédio.

E) incapacidade de as mulheres protegerem-se da agressão verbal dos assediadores.

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cód. #75548

INEP - Português - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Mulher tem coração clinicamente partido após morte de cachorro
Como explica o The New England Journal of Medicine, a paciente, chamada Joanie Simpson, tinha sinais de infarto, como dores no peito e pressão alta, e apresentava problemas nas artérias coronárias. Ao fazerem um ecocardiograma, os médicos encontraram o problema: cardiomiopatia de Takotsubo, conhecida como síndrome do coração-partido.
Essa condição médica tipicamente acontece com mulheres em fase pós-menstrual e pode ser precedida por um evento muito estressante ou emotivo. Nesses casos, o coração apresenta um movimento discinético transitório da parede anterior do ventrículo esquerdo, com acentuação da cinética da base ventricular, de acordo com um artigo médico brasileiro que relata um caso semelhante. Simpson foi encaminhada para casa após dois dias e passou a tomar medicamentos regulares.
Ao Washington Post, ela contou que estava quase inconsolável após a perda de seu animal de estimação, um cão da raça yorkshire terrier. Recuperada após cerca de um ano, ela diz que não abrirá mão de ter um animal de estimação porque aprecia a companhia e o amor que os cachorros dão aos humanos. O caso aconteceu em Houston, nos Estados Unidos.
Disponível em: https//exame.abril.com.br. Acesso em 1 dez 2017.
Pelas características do texto lido, que trata das consequências da perda de um animal de estimação, considera-se que ele se enquadra no gênero

A) conto, pois exibe a história de vida de Joanie Simpson.

B) depoimento, pois expõe o sofrimento da dona do animal.

C) reportagem, pois discute cientificamente a cardiomiopatia.

D) relato, pois narra um fato estressante vivido pela paciente.

E) notícia, pois divulga fatos sobre a síndrome do coração partido.

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cód. #75547

INEP - Português - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando, remanchando. Fez mal à moça, como costumavam dizer, tiveram de casar às pressas. Morou uns tempos com o sogro, descombinaram. Foi só conta de colher o milho e vender. Mudou pra casa do velho Chico Lourenço [seu pai]. Fumaça própria só viu subir um par de anos depois, quando o pai repartiu as terras. De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito. Cada qual mais topetudo, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela escutava com paciência e respondia dum jeito sempre igual: — "Quem herda, não rouba". Vinha um brilho nos olhos, o velho se acalmava.
ROMANO. O. Casos de Minas. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1962 .
Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com a intenção de

A) criticar a natureza forte do filho.

B) justificar o gênio difícil de Chiquito.

C) legitimar o direito do filho à herança.

D) conter o ânimo violento de Chico Lourenço.

E) condenar a agressividade do marido contra o filho.

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cód. #75546

INEP - Português - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

TEXTO I Poesia em cartaz
O caminho habitual para o trabalho, aquele em que a gente já nem repara direito, pode ficar mais belo com um poema. O projeto #UmLambePorDia nasceu desta intenção, trazer mais cor e alegria para a cidade por meio de cartazes coloridos ao estilo lambe-lambe. Quem teve a ideia foi o escritor Leonardo Beltrão, em Belo Horizonte. "Em meio a olhares cada vez mais viciados, acabamos nos esquecendo da beleza envolvida em cada esquina e no próprio poder transformador da palavra". Assim, a cada dia um cartaz é colocado por aí, para nos lembrar de reparar na cidade, na vida que corre ao redor e também em nós mesmos.
TEXTO II Disponível em: www.vidasimples.uol.com.br. Acesso em 8 dez 2017 (adaptado)
Considerando-se a função que os cartazes colados em postes normalmente exercem nas ruas das cidades grandes, esse texto evidencia a

A) disseminação da arte poética em um veiculo não convencional.

B) manutenção da expectativa das pessoas ao andarem pelas ruas.

C) necessidade de exposição de poemas pequenos em diferentes suportes.

D) característica corriqueira do suporte lambe-lambe, muito comum nas ruas.

E) exposição da beleza escondida das esquinas da cidade de Belo Horizonte.

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