Questões de Inglês retiradas das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Disponível em www csuchico edu Acesso em 11 dez 2017
Nesse pôster de divulgação de uma campanha que aborda a diversidade e a inclusão, a interação dos elementos verbais e não verbais faz referência ao ato de
A) estereotipar povos de certas culturas.
B) discriminar hábitos de grupos minoritários.
C) banir imigrantes de determinadas origens.
D) julgar padrões de beleza de diversas etnias.
E) desvalorizar costumes de algumas sociedades.
Disponível em. https//siles.psu.edu Acesso em 12 jun 2018.
Os recursos usados nesse pôster de divulgação de uma campanha levam o leitor a refletir sobre a necessidade de
A) criticar o tipo de tratamento dado à mulher.
B) rever o desempenho da mulher no trabalho.
C) questionar a sobrecarga de atribuições da mulher.
D) analisar as pesquisas acerca dos direitos da mulher,
E) censurar a mulher pelo uso de determinadas palavras.
A) demonstração de orgulho por não precisar pedir doações.
B) descrições artísticas detalhadas de uma obra conhecida.
C) aceitação de um diagnóstico de doença terminal do filho.
D) consternação ao visitar o túmulo do filho recém-falecido.
E) impressões sensoriais experimentadas no ambiente.
Finally, Aisha finished with her customer and asked what colour Ifemelu wanted for her hair attachments.
“Colour four.*
“Not good colour," Aisha said promptly.
“That's what I use."
“It look dirty. You don't want colour one?"
“Colour one is too black, it looks fake," Ifemelu said, loosening her headwrap. “Sometimes I use colour two, but colour four is closest to my natural colour."
[...]
She touched Ifemelu’s hair. "Why you don’t have relaxer?"
“I like my hair the way God made it."
“But how you comb it? Hard to comb." Aisha said.
Ifemelu had brought her own comb. She gently combed her hair, dense, soft and tightly coiled, until it framed her head like a halo. “It's not hard to comb if you moisturize it properly," she said, slipping into the coaxing tone of the proselytizer that she used whenever she was trying to convince other black women about the merits of wearing their hair natural. Aisha snorted; she clearly could not understand why anybody would choose to suffer through combing natural hair, instead of simply relaxing it. She sectioned out Ifemelu's hair, plucked a little attachment from the pile on the table and began deftly to twist.
ADICHIE. C. Americanah A novel New York: Anchor Books. 2013
A passagem do romance da escritora nigeriana traz um diálogo entre duas mulheres negras: a cabeleireira, Aisha, e a cliente, Ifemelu. O posicionamento da cliente é sustentado por argumentos que
A) reforçam um padrão de beleza.
B) retratam um conflito de gerações.
C) revelam uma atitude de resistência.
D) demonstram uma postura de imaturidade.
E) evidenciam uma mudança de comportamento.
A Minor Bird
I have wished a bird would fly away,
And not sing by my house all day;
Have clapped my hands at him from the door
When it seemed as if I could bear no more.
The fault must partly have been in me.
The bird was not to blame for his key.
And of course there must be something wrong
In wanting to silence any song.
FROST. R. West .running Brook Now Yolk Horny Hod and Company, 1928
No poema de Robert Frost, as palavras “fault" e "blame" revelam por parte do eu lírico uma
A) culpa por não poder cuidar do pássaro.
B) atitude errada por querer matar o pássaro.
C) necessidade de entender o silêncio do pássaro.
D) sensibilização com relação à natureza do pássaro.
E) irritação quanto à persistência do canto do pássaro.
Disponível em: www.toxel.com. Acesso em: 15 fev. 2012.
A observação dos elementos verbais e visuais do anúncio leva-nos à compreensão de que o objetivo da companhia de abastecimento de água de Denver é
A) divulgar espaços publicitários de grande visibilidade.
B) sensibilizar para a conservação do patrimônio público.
C) apresentar uma forma mais econômica de fazer publicidade.
D) conscientizar sobre a necessidade de otimização do consumo.
E) denunciar possíveis danos decorrentes de atos de vandalismo.
GOAL
GOAL has worked to improve access to food for highly vulnerable and food-insecure households in many districts of Zimbabwe. We identify such households, supply them with monthly food rations, and conduct monthly post-distribution monitoring. GOAL works in the same districts, to improve access to food for the most vulnerable primary school children during the peak hungry months. The emphasis is on orphans and vulnerable children. GOAL provides short-term food security support to other vulnerable households by increasing the availability of grain, and by helping enhance their ability to meet basic needs.
Disponível em: www.goal.ie. Acesso em: 5 dez. 2012 (adaptado).
Tendo como público-alvo crianças órfãs e em situações de vulnerabilidade, a organização não governamental GOAL tem atuado no Zimbábue para
A) incentivar a agricultura orgânica.
B) intermediar processos de adoção.
C) contribuir para a redução da fome.
D) melhorar as condições de habitação.
E) qualificar professores da escola básica.
A) integração da moda a questões sociais e raciais.
B) ampliação do número de concursos de modelos.
C) padronização de desfiles de moda internacionais.
D) expansão da moda em países pouco retratados em editoriais.
E) priorização de assuntos relacionados a imigrantes jamaicanos.
Women in Theatre: Why Do So Few Make It to the Top?
An all-female Julius Caesar (A Shakespeare play) has just hit the stage, but it's a rarity in theatre. In a special report, Charlotte Higgins asks leading figures why women are still underrepresented at every level of the business — and what needs to change.
HIGGINS, C. Disponível em: www.guardian.co.uk. Acesso em: 12 dez. 2012.
O vocábulo “rarity” tem um papel central na abordagem do assunto desse texto, que destaca a
A) falta de público feminino na plateia dos teatros.
B) ausência de roteiros de autoria feminina.
C) resistência dos diretores a personagens femininas.
D) escassez de representação feminina no meio teatral.
E) desvalorização da performance feminina no palco.
If Women Had Their Own Currency, Here’s What It Would Be Worth
Charlotte Alter @charlottealter Maya Rhodan @m_rhodan July 31, 2014
After a little girl asked President Obama why there aren’t any women on U.S. currency, he said that adding some female faces to our cash sounded like a "pretty good idea". Almost immediately, all of our fantasies came alive on the web. What would, let’s say, Ruth Bader Ginsburg look like on a $20 bill? Where would we spend our Beyoncé $10 bill first? Will our grandmas give us a Susan B. Anthony $5 bill on our birthdays and tell us not to spend it all at once?
But then we remembered: because of the wage gap, a dollar for a woman is not the same as a dollar for a man. Although the true extent of the gender pay gap is widely disputed even among feminists, President Obama said in the 2014 State of the Union that women make only 77¢ for every dollar a man makes.
Disponível em: http://time.com. Acesso em: 18 ago. 2014 (adaptado).
A) o movimento feminista lutaria arduamente em favor dessa ideia.
B) o presidente limitaria a impressão dessas imagens a apenas algumas notas.
C) a votação para a escolha de tais celebridades seria realizada pela internet.
D) a disputa para a seleção envolveria tanto personalidades vivas quanto já falecidas.
E) a nota com o rosto de uma mulher valeria menos do que a mesma cédula com o retrato de um homem.
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