Questões de História retiradas das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
A) propagação do ideário cristão.
B) valorização do trabalho braçal.
C) adoção do cativeiro na Colônia.
D) adesão ao ascetismo contemplativo.
E) alfabetização dos indígenas nas Missões.
A) regra judaica, que pregava a superioridade espiritual dos cultos das sinagogas.
B) moralismo da legislação, que dificultava as reuniões abertas da juventude livre.
C) adesão do patriciado, que subvertia o conceito original dos valores estrangeiros.
D) decisão politica, que censurava as manifestações públicas da doutrina dissidente.
E) violência senhorial, que impunha a desestruturação forçada das famílias escravas.
A) quadros dirigentes em tomo da abolição da ordem escravocrata.
B) grupos regionais acerca da configuração politico-territorial.
C) intelectuais laicos acerca da revogação do domínio eclesiástico.
D) homens livres em tomo da extensão do direito de voto.
E) elites locais acerca da ordenação do monopólio fundiário.
A)
manutenção das terras comunais.
A) competição para a escolha de representantes.
B) campanha pela revitalização das oligarquias.
C) estabelecimento de mandatos temporários.
D) declínio da sociedade civil organizada.
E) participação no exercício do poder.
A) produção inovadora de padrões de tecnologia.
B) superação paulatina do caráter agroexportador.
C) apropriação imperialista dos recursos territoriais.
D) valorização econômica dos saberes tradicionais.
E) dependência externa do suprimento de alimentos.
A) assegurar garantias individuais aos cidadãos livres.
B) tipificar regras referentes aos atos dignos de punição.
C) conceder benefícios de indulto aos prisioneiros de guerra.
D) promover distribuição de terras aos desempregados urbanos.
E) conferir prerrogativas políticas aos descendentes de estrangeiros.
A) emprego do trabalho escravo.
B) consolidação dos valores burgueses.
C) banimento das dissidências religiosas.
D) contenção da identificação nacionalista.
E) hierarquização dos agentes econômicos.
A reabilitação da biografia histórica integrou as aquisições da história social e cultural, oferecendo aos diferentes atores históricos uma importância diferenciada, distinta, individual. Mas não se tratava mais de fazer, simplesmente, a história dos grandes nomes, em formato hagiográfico — quase uma vida de santo — , sem problemas, nem máculas. Mas de examinar os atores (ou o ator) célebres ou não, como testemunhas, como reflexos, como reveladores de uma época.
DEL PRIORE, M. Biografia: quando o indivíduo encontra a história.
Topol, n, 19, jul -daz 2009
De acordo com o texto novos estudos têm valorizado a historia do indivíduo por se constituir possibilidade de
A) adesão ao método positivista.
B) expressão do papel das elites.
C) resgate das narrativas heroicas.
D) acesso ao cotidiano das comunidades.
E) interpretação das manifestações do divino.
A) demarcação de terras públicas.
B) imposição da escravidão por dívidas.
C) restrição da cidadania por parentesco.
D) restauração de instituições ancestrais.
E) expansão das fronteiras extrapeninsulares.
{TITLE}