Questões de Conhecimentos Gerais retiradas das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
A) assalariados urbanos.
B) oligarquias regionais.
C) empresários industriais.
D) profissionais liberais.
E) círculos militares.
A) identidades regionais.
B) segregação oficial.
C) vínculos matrimoniais.
D) traços fenotípicos.
E) status ocupacional.
A) presença de atividade criativa.
B) realização de práticas imitativas.
C) busca de sobrevivência individual.
D) modificação de paisagens naturais.
E) existência de organização coletiva.
A) atemporalidade dos valores universais.
B) globalização do mundo contemporâneo.
C) fragmentação das ações políticas.
D) centralização do poder estatal.
E) identidade dos grupos sociais.
A) diminuição de empregos formais na área de reciclagem.
B) redução do consumo consciente entre as nações envolvidas.
C) negligenciamento da logística reversa por esse setor industrial.
D) desmantelamento das propostas de tratamento dos resíduos sólidos.
E) desestruturação dos serviços de assistência técnica em países emergentes.
A) Jovem Guarda, releitura do rock anglófono com letras em português.
B) Samba-canção, combinação de ritmos africanos com tons de boleros.
C) Tropicália, junção da música pop internacional com ritmos nacionais.
D) Brega, amostra do dia a dia dos setores populares com temas românticos.
E) Cancioneiro caipira, retrato do cotidiano do homem do campo com melodias tristes.
Nas cidades, os agentes sociais que se rebelavam contra o arbítrio do governo também eram proprietários de escravos. Levavam seu protesto às autoridades policiais pelo recrutamento sem permissão. Conseguimos levantar, em ocorrências policiais de 1867, na Província do Rio de Janeiro, 140 casos de escravos aprisionados e remetidos à Corte para serem enviados aos campos de batalha.
SOUSA, J. P. Escravidão ou morte: os escravos brasileiros na Guerra do Paraguai.
Rio de Janeiro: Mauad; Adesa, 1996.
Desconstruindo o mito dos “voluntários da pátria”, o texto destaca o descontentamento com a mobilização para a Guerra do Paraguai expresso pelo grupo dos
A) pais, pela separação forçada dos filhos.
B) cativos, pelo envio compulsório ao conflito.
C) religiosos, pela diminuição da frequência aos cultos.
D) oficiais, pelo despreparo militar dos novos recrutas.
E) senhores, pela perda do investimento em mão de obra.
A) adoção do voto facultativo.
B) exclusão do sufrágio feminino.
C) interdição das pessoas analfabetas.
D) exigência da comprovação de renda.
E) influência dos interesses das oligarquias.
A) inclusão das minorias reprimidas.
B) consolidação dos direitos políticos.
C) redução de desigualdades de renda.
D) construção do sentimento de pertencimento.
E) promoção do crescimento da economia.
A) precificação das riquezas naturais.
B) desconstrução dos saberes tradicionais.
C) valorização das necessidades futuras.
D) contenção do crescimento econômico.
E) oposição dos ideais preservacionistas.
{TITLE}