TEXTO I Em março de 2004, o Brasil reconheceu na Organização das Nações Unidas a existência, no país, de pelo menos 25 mil pessoas em condição análo...
TEXTO I
Em março de 2004, o Brasil reconheceu na Organização das Nações Unidas a existência, no país, de pelo menos 25 mil pessoas em condição análoga à escravidão — e esse é um índice considerado otimista. De 1995 a agosto de 2009, cerca de 35 mil pessoas foram libertadas em ações dos grupos móveis de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.
Mentiras mais contadas sobre trabalho escravo. Disponível em: www.reporterbrasil.com.br. Acesso em: 22 ago. 2011 (adaptado).
TEXTO II
O Brasil subiu quatro posições entre 2009 e 2010 no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento. Mas, se o IDH levasse em conta apenas a questão da escolaridade, a posição do Brasil no ranking mundial ficaria pior, passando de 73 para 93.
UCHINAKA, F; CHAVES-SCARELLI, T Brasil é o país que mais avança, apesar da variável "educação” puxar IDH para baixo. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 22 ago. 2011 (adaptado).
Estão sugeridas nos textos duas situações de exclusão social, cuja superação exige, respectivamente, medidas de
A) redução de impostos e políticas de ações afirmativas.
B) geração de empregos e aprimoramento do poder judiciário.
C) fiscalização do Estado e incremento da educação nacional.
D) nacionalização de empresas e aumento da distribuição de renda.
E) sindicalização dos trabalhadores e contenção da migração interna.
{TITLE}