PROPAGANDA — O exame dos textos e mensagens de Propagand...

PROPAGANDA — O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, com...

INEP - Português - 2017 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

PROPAGANDA — O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado.

BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).


De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a

A) reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados.
B) difusão do pensamento e das preferências das grandes massas.
C) imposição das idéias e posições de grupos específicos.
D) decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra.
E) identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.