INEP - História - 2015 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia
Iniciou-se em 1903 a introdução de obras de arte com representações de bandeirantes no acervo do Museu Paulista, mediante a aquisição de uma tela que homenageava o sertanista que comandara a destruição do Quilombo de Palmares. Essa aquisição, viabilizada por verba estadual, foi simultânea à emergência de uma interpretação histórica que apontava o fenômeno do sertanismo paulista como o elo decisivo entre a trajetória territorial do Brasil e de São Paulo, concepção essa que se consolidaria entre os historiadores ligados ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo ao longo das três primeiras décadas do século XX.
MARINS, P. C. G. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica europeia. Revista do LEB, n. 44, fev. 2007.
A prática governamental descrita no texto, com a escolha dos temas das obras, tinha como propósito a construção de uma memória que
A) afirmava a centralidade de um estado na política do país.
B) resgatava a importância da resistência escrava na história brasileira.
C) evidenciava a importância da produção artística no contexto regional.
D) valorizava a saga histórica do povo na afirmação de uma memória social.
E) destacava a presença do indígena no desbravamento do território colonial.
A
B
C
D
E